Copywriting o que é?

Faaaaala galera do bem.
Você sabe o que é Copyriting ou "Copy"?
Copywriting é um termo em inglês para definir a técnica de escrever textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação específica, que pode ser: clicar em um conteúdo, cadastrar o email, comprar algo, curtir uma página, acessar uma página ou etc.

Copywriting: técnica de escrever textos persuasivos

Quem manja mesmo de Copy pode se dizer que é um COPYWRITER Profissional. Mas o que isso tem haver com musica eletrônica?
Ah meu queria amigo e minha querida amiga, tem TUDO haver com música eletônica pois se você é DJ ou produtor que leva sua carreira a sério tem é mais que como um dever de casa fazer o seu próprio Marketing, correto? E nada melhor que uma boa copy em seus posts nas suas redes sociais, uma boa copy em seus vídeos de divulgação, uma boa copy para bla bla e mais bla para engajar o seu público alvo sendo ele fãs ou possiveis contratantes...
É meus queridos, o seu marketing é tudo e ainda mais hoje quem manja de COPY pode se dizer que sai com um pézinho na frente..

Voltando ao assunto, vamos entender essa lógica de copy:

Um bom Copywriting envolve o domínio de várias técnicas e gatilhos, como urgência, escassez, clareza e contar boas histórias. Lembrando que o seu produto neste caso é "você mesmo".
Um conteúdo bem redigido é capaz de prender a atenção e engajar seu público, mas não é o suficiente para incentivá-lo a tomar uma decisão e dar o próximo passo.
Com o Copywriting, você consegue persuadir e convencer seu público/leitor por meio de várias técnicas e estratégias que incluem desde gatilhos mentais, até a psicologia.
Antes de cobrirmos todos os principais métodos para criar uma boa copy, é necessário esclarecer uma questão importante.

REPETINDO:
Copywriting é uma técnica de escrever textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de levar o leitor (seu público alvo) a tomar uma ação específica como: clicar em um conteúdo, cadastrar o email, comprar algo, curtir uma página, acessar uma página ou etc


Mas como fazer um bom Copywriting?

Agora que você já entendeu o conceito e o objetivo do Copywriting, podemos cobrir os princípios básicos para uma escrita persuasiva.
Ela se baseia em três regras de vendas:

  1. As pessoas não gostam da ideia de serem convencidas a comprar algo;
  2. Elas compram por motivos emocionais, não racionais;
  3. Após uma compra, elas precisam satisfazer sua vontade com a lógica.

Portanto, uma boa copy precisa ser natural ao dialogar com o público e oferecer uma solução para o seu problema de maneira que ele sinta que a decisão partiu dele.

Para isso, você precisa cobrir 6 passos:

1.Conheça o seu público-alvo
Antes de redigir qualquer linha de conteúdo, você precisa entender claramente para quem ele é destinado e, principalmente, quais são as dores, os conflitos e os desejos do seu público.
Assim, será muito mais fácil seguir os próximos passos.

2. Chame a atenção do leitor
Seja para o título de um conteúdo, para o anúncio ou para recomendar algo em uma chamada para ação, garantir a atenção do leitor é crucial para o Copywriting ser efetivo.
Então, faça uma proposta de valor que seja clara o bastante para o seu público ao mencionar diretamente uma dor ou desejo dele.

3. Identifique a dor do seu público
Agora é o momento de aprofundar e falar sobre os desafios e conflitos da sua audiência.
Foque realmente nas dores, dificuldades e emoções provocadas, de forma que o leitor consiga se enxergar em sua descrição.

4. Apresente a solução
Depois de mencionar a ferida do seu público, chegou o momento de apresentar o seu trabalho, conteúdo, material ou produto como a solução.

5. Mostre por que sua solução é única
Apresentar o seu produto como a solução do problema do usuário não é segredo algum. Qualquer produtor de conteúdo ou infoprodutor segue essa metodologia e, por isso, você deve se perguntar:
O que você oferece de único?
O que seu material apresenta que sua concorrência não oferece?
Esse é o momento de deixar claro que, além de apresentar uma solução para a dor de sua audiência, você oferece um benefício único.

6. Chamada para a ação
Após seguir os passos anteriores, falta apenas dizer qual é a próxima ação de maneira clara e deixar que o leitor a tome. Veja alguns exemplos:

  • Deixe o seu email para assinar a Newsletter;
  • Curta minha página e fique por dentro de de tudo;
  • Baixe meu e-book inteiramente grátis;
  • Siga-me nas minhas redes sociais;
  • Entre em contato;
  • Comprar.

Enfim, entendendo um pouquinho de Copywriting e aplicando algumas técnicas no seu marketing pessoal, pode ter a certeza que seu público vai se engajar melhor e observar mais a sua carreira por uma lado mais profissional.

Se você deseja aprender mais sobre copy, clique no botão abaixo e veja este conteúdo:

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