Qualidade Sonora VS. Som Muuuito Alto

Bom, desde quando comecei a me interessar por musica eu sempre ouvi  um ditado: "SOM ALTO NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE". Vamos entender isso:


"Potência sonora não é sinônimo de qualidade e você poderá perder a capacidade auditiva. A continua exposição a níveis de ruído causam lesões irreparáveis em seus ouvidos. Sem notar, vai estar perdendo a sensibilidade e precisará do som cada vez mais alto."
Marta Santos Oliveira. Psicóloga infantil e adultos.

Um som bom não é necessariamente um som alto, e sim um som que reproduza bem todos os instrumentos da música e que não apresente ruídos quando aumentamos o volume. 
Pioneer Brasil 


Pois bem, esses dentre vários comentários de profissionais que encontrei na internê são a mais pura verdade que ocorre no meio do entretenimento. Aquele som rachado, agudo e estridente é um saco, um incômodo para os ouvidos e mesmo eu que fico exposto durante a noite toda a um som ruim chego em casa com os ouvidos zunindo que chega a incomodar. Acredito que isso ocorre com a maioria dos djs, os com mais tempo de estrada já percebem se o som está bom ou não desde a primeira audição, mas os djs mais novos acham que ta tudo bem e que o som tem que ser alto, rachando, irritante mesmo mas quando chega em casa "acha" que o seu ouvido zunindo é por causa do som, da fritação da noite ou até mesmo da sua colocação fazendo efeito, mas é aí que eles se enganam pois isso são sintomas de que o seu ouvido não aguenta pressão sonora exagerada hehehe

Ninguém é obrigado a ouvir um som ruim numa festa, numa boate e nem mesmo no rádio que tem na sua casa, porém ninguém também é obrigado a ser especialista em sonorização né? kkkk
Esse post é só para alertar os menos experientes que um som muito alto, rachando, que você acha que ta tudo legal pode prejudicar sua audição no futuro.

Ah, uma dica: Quem ainda duvida que som ruim, misturado com alguns ingredientes a mais, podem prejudicar a audição, tem um filme chamado IT'S ALL GONE PETE TONG, que no Brasil foi nomeado como RITMO ACELERADO, que é muito bom e conta a história REAL do DJ FRANK WILDE, um dos djs mais famosos de Ibiza que perdeu a audição. O filme é bem humorado pela triste história do artista, mas vale a pena assistir. (link abaixo)

Nós djs trabalhamos com os nossos ouvidos também, não se esqueçam disso, ou vocês querem parar de tocar por problemas auditivos futuros? Ah, e convenhamos que um som rachado e todo cagado nem o publico aguenta ouvir hehehe... Então não trabalhem no vermelho e se tiver algum dj experiente perto de você pergunte a ele como está o som, e se tiver um técnico de som próximo é melhor ainda, senão pode apostar que ele vai cortar o seu barato na mesa de som dele e ferrar com a sua vibe para não fritar nenhum alto falante rs

Boa vibe a todos!!!

FILME: IT'S ALL GONE PETE TONG (RITMO ACELERADO)

Comentários